Você Já Ouviu Falar em Ozonoterapia?

A ODONTOLOGIA ESTÁ MUDANDO!

Opções mais eficientes, seguras e menos tóxicas nos tratamentos odontológicos, que podem otimizar os procedimentos tradicionais, utilizando técnicas menos invasivas e menos traumáticas são o objetivo da odontologia atual, chamada odontologia biológica.

A ozonioterapia é uma técnica que se enquadra neste contexto, utilizando o gás ozônio como recurso terapêutico.

O ozônio é a molécula triatômica do oxigênio (O3), uma molécula instável, que pode ser formada na natureza pelos raios UV camada de ozônio) e no organismo se forma naturalmente pelas células de defesa do organismo, numa reação antígeno – anticorpo.

Através de uma descarga elétrica, os geradores de ozônio convertem oxigênio em ozônio e este pode ser usado para fins terapêuticos, quando extraído em doses precisas, dentro da faixa terapêutica.

O ozônio é uma molécula biocompatível, com elevado poder antimicrobiano, trabalhando em equilíbrio com o ambiente fisiológico.

Utilizar a Ozonioterapia nos procedimentos odontológicos traz diversos benefícios para os pacientes:
• Diminui a contaminação microbiológica e a chance de infecção
• Possui ação virucida, fungicida e bactericida
• Melhora cicatrização de tecidos moles e reparo ósseo
• Modula o processo inflamatório

O tratamento é simples o que aumenta a aceitabilidade e a adesão dos pacientes.

A Ozonioterapia é uma técnica utilizada por nós em cirurgias diversas inclusive com implantes e enxertos ósseos, nas restaurações, nas necroses em maxilares, disfunções de ATM, na estomagologia como lesões de mucosas, na endodontia (tratamentos de canais), na Harmonização Facial fazendo bioestimulaçao e na desinfecção de equipamentos odontológicos.

Na odontologia utilizamos o ozônio na forma de gás, água ozonizada e óleo.