Nutrição

Parece simples, mas não é. Nutrição é uma ciência ligada à Medicina que requer bastante estudo e conhecimento sobre Bioquímica, Anatomia, Fisiologia e Histologia, mas que também aproxima-se das Ciências Humanas ao ter que considerar as condições sociais, econômicas e psicoemocionais do paciente (ou grupo de pacientes).

O trabalho essencial do nutricionista é buscar o equilíbrio do nível de nutrientes que o corpo precisa para a realização plena das atividades básicas do organismo, mantendo em ordem suas interações, reações e processos e, dessa forma, prevenir doenças, elevar a performance esportiva, melhorar a estética, trazer bem-estar e garantir a saúde global do indivíduo. Além do conhecimento científico, isso requer flexibilidade, criatividade e paixão pelo ser humano!

Em uma típica consulta nutricional individual são feitas medições de peso, altura, quantidade de gordura e de massa muscular, avaliados exames bioquímicos (sangue, fezes, urina), analisados o histórico familiar (fatores hereditários), confirmadas a presença de doenças, além de serem verificados os hábitos alimentares, atividades profissionais e estilo de vida do paciente.

Com base nesses dados, o profissional calcula a quantidade dos nutrientes necessários para suprir as demandas do organismo e elabora um cardápio balanceado e individualizado, orientando o paciente sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, e outras informações importantes como o que priorizar e o que evitar.

Esta educação – ou reeducação – alimentar é o que permite ao paciente fazer escolhas e montar um cardápio adequado às suas necessidades e objetivos.

A área de Nutrição cresce e se especializa a cada dia, por isso é tão importante que o profissional de nutrição mantenha-se sempre atualizado, se especializando e acompanhando novas ideias, práticas e diretrizes.

seg-sex: 08:00 – 18:30sábado: 08:00 – 12:00
(47) 3371-7209 - Ligue agora(47) 99664-9033 - WhatsApp

Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1570 - Jaraguá do Sul-SC